top of page

PSI
CO
LO
GIA

Motocicleta e a psicologia

Você anda de moto?

Muitos motociclistas afirmam que andar de moto é uma boa maneira de reduzir o estresse e manter a mente mais leve e saudável. A Harley-Davidson, em parceria com o Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia, realizou um estudo para provar isso cientificamente. Os pesquisadores mediram as respostas biológicas e fisiológicas de mais de 50 motociclistas, usando a tecnologia de Eletroencefalografia móvel, antes durante e após pilotar uma moto e dirigir um carro e constataram que:

Ao pilotar uma motocicleta os participantes experimentaram maior foco sensorial e resistência a distrações em comparação a dirigir um carro.

Pilotar uma motocicleta diminuiu os biomarcadores hormonais do estresse em 28%, em média, andar de moto por 20 minutos aumentou a frequência cardíaca dos participantes em 11% e os níveis de adrenalina em 27%, semelhante a um exercício leve, provocando a sensação de bem-estar.

No Brasil, temos o neurocientista Ademar Souza, que também é motociclista desde 1975, afirma que pilotar moto regularmente estimula as atividades cerebrais e promove o bem-estar físico. Melhora a memória, os reflexos, a capacidade de tomada de decisões rápidas, o humor, a autoconfiança, o equilíbrio, o tônus muscular e a força física, além de reduzir o estresse.

Fazer um passeio curto ou uma viagem com os amigos, moto clube ou com uma boa companhia na garupa, proporciona uma grande sensação de prazer e felicidade, promovendo uma diminuição do estresse e melhora do funcionamento psíquico.

ZZZ.png

Leonardo de Morais Neves

Psicologo CRP: 06/180617

bottom of page